
Para toda sorte do mundo, sempre existe aquela super lei da atração, onde derrubamos coisas em nós mesmos ou deixamos acidentalmente algo cair em nossas roupas. E ai? A situação aperta e como ficamos? Antes de pensar em lavar ou passar qualquer produto ou aparelhos como ferros e afins para secar, veja se na etiqueta consta alguma forma de cuidado, em seguida, coloque um pedaço de tecido/pano grosso embaixo da mancha para não passar o liquido para o resto da roupa, retire o máximo que conseguir do excesso da mancha apalpando com papel higiênico ou papel toalha, se precisar usar uma espátula para remover o produto, faça sempre o movimento de fora para dentro para não espalhar mais ainda o liquido. Antes de utilizar qualquer química por cima da mancha, coloque um pouco de sal umedecido para facilitar a remoção, após fazer isso utilize removedores ou até mesmo detergente, não pressione demais a área afetada. Após retirar a mancha ou parte dela, coloque essa parte esticada sobre o vapor de água fervente para limpar, retirando assim toda a química.
Segue na matéria algumas instruções para retirar as manchas mais comuns de se encontrar em roupas...
àcido: Utilizar uma colher (sopa) de amônia para cada 3 colheres (sopa) de água. Caso queira, pode substituir por bicarbonato de sódio também.
açúcar/xarope: Aplicar água com álcool etílico, lavar normalmente e colocar para secagem.
bebidas alcoólicas: Usar éter etílico e depois enxaguar em água limpa.
Café: Se for em objetos, limpar com um pano e sal úmido. Se for na roupa, passar gelo sobre o local e secar com pano limpo ou lavar a peça em água fervendo.
Desodorante: Bicarbonato de sódio ou água oxigenada sobre o tecido, deixando de sobre ele por um tempo e apalpando com uma esponja úmida para retirar a mancha. Após a aplicação, lavar normalmente em água morna.
Esmalte: Passar gelo em cima, esperar secar e remover a mancha. Dependendo do tecido, aplicar acetona e secar com talco (cuidado com o tecido, para não manchar mais).
Espelhos: Jornal amassado, molhado em álcool etílico, após a aplicação, secar com jornal seco.
Ferro elétrico: Coloque a mancha ao vapor de água, esfregando com uma mistura de limão e sal.
Gordura: Lavar com água quente e detergente ou uma solução de amoníaco com 1 colher (sopa) para cada 1 copo de água.
Graxa: Apalpar com papel higiênico/papel toalha retirando o excesso da mancha e esfregar o local com benzina.
Mostarda: Limpar o local, apalpando com papel de fora para dentro ou remover com uma colher. Colocar detergente neutro (1 colher de chá) em uma xícara de água quente, colocar em um pano e deixar de 5 à 10 minutos em cima da mancha. Enxaguar com água morna.
Nicotina: Esfregar com uma escova molhada no álcool a 90º. Depois lavar.
Suor: Deixar de molho em água com uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Se o tecido não for sintético, coloque algumas gotas de limão em uma panela com água e deixe ferver. Após ferver, retire do fogo e deixe de molho por um tempo.
Tinta para cabelo: Misture ácido nítrico e acido oxálico em uma quantia igual. Deixe de molho sobre a mancha e depois lave normalmente em água fria.
Tinta de caneta: Deixar de molho a parte da mancha no leite, depois esfregar a mancha com vinagre ou limão ou água sanitária diluída (cuidado para não manchar ou descolorir o tecido).
Urina de animais: Seque o local com jornal, passe um pano úmido com água e vinagre. Se for urina de gatos, utilizar mais vinagre do que água na mistura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário